Carrapatos

 Com achegada do verão e consequentemente o aumento da umidade relativa do ar, a quantidade de ectoparasitos, principalmente os carrapatos, tendem a aumentar muito, já que seu ciclo de vida diminui bastante, ou seja, o tempo que ele leva da eclosão do ovo até se formar adulto, na fase reprodutiva.
  Levando-se em consideração que uma fêmea de carrapato pode botar até 2500 ovos em média a população de carrapatos tende à aumentar muito nessa época.
  Os carrapatos trazem muitos prejuízos para a vida de nosso animais dentre elas as principais estão relacionadas à alergia pela picada do inseto à espoliação mecânica, levando o animal à anemia e principalmente pela transmissão de doenças como, por exemplo herlichiose / Babesiose que são transmitidas por um protozoário.
  Os principais sintomas destas doenças são: diminuição do apetite, diminuição na quantidade de plaqueta, e conseqüente hemorragias, anemia, insuficiência renal e hepática e muitas vezes podem levar ao óbito.
  A principal prevenção ainda está no controle dos carrapatos do animal e do ambiente, o médico veterinário deve ser sempre consultado para saber a melhor estratégia para se fazer o controle deste inseto, e através de exames identificar a doença e orientar o seu tratamento.